Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quando sou fraco, Ele me faz forte!!




Esse mundo é realmente um caos, as pessoas se perdem dentro de seu egoismo e desculpas infundadas. A nova "onda" é ser o melhor, o mais visto, o mais querido, o mais aplaudido, respeitado, o centro de tudo e todos.

Engraçado que tais atitudes e anseios revelam o oposto trazido e pregado por Jesus. Sou apaixonada e fascinada pela Bíblia, pelo ministério de Jesus, que foi tão simples e na mesma proporção impactante e confrontador. Certa vez, diante de uma multidão, de uma sociedade onde o dinheiro comandava, onde o poder político comandava, onde os homens buscavam ser os "tais", Cristo surpreende declarando: FELIZES SÃO OS FRACOS!.

Mas como assim? (a multidão certamente sentiu-se confusa naquele momento). Como alguém fraco pode ser considerado bem aventurado, feliz, felicíssimo? Tais palavras de Jesus soaram estranho naqueles dias e muito mais hoje em nossa sociedade ,uma vez que Jesus disse que felizes não são os fortes, mas os fracos"Bem aventurados - felizes- os humildes de espírito".

Os humildes de espírito são aqueles indivíduos que olham para si mesmos e se reconhecem fracos, frágeis, limitados, tantas vezes cansados e esgotados diante das pressões do dia-a-dia, diante da loucura desses dias "maus". Os fracos, por vezes, sentem-se sem forças para continuar lutando contra as setas que assolam ao meio-dia e também contra os demônios que atuam nas sombras da noite. São batalhas e mais batalhas que são travadas diariamente no exterior, em seu cotidiano, assim como nos castelos interiores da alma, nos recônditos de seu coração.

Quem aqui em algum momento não desejou mudar o mundo? Quem aqui nunca sonhou e disse para si mesmo: "Eu vou fazer e acontecer?". Pois é, mas em alguns momentos,aquele ímpeto, muitas vezes corajoso e arrogante do primeiro Moisés - eu vou tirar o povo do Egito com a  força do meu braço, eu vou fazer e acontecer- deu lugar à fragilidade do segundo Moisés que depois de uma longa jornada de 40 anos no deserto (e não precisa ser tão longa assim), diante da sarça ardente confessou: "eu não sei falar Senhor", ou, em outras palavras: "na verdade, eu não sei para onde ir e nem por onde começar" (ah! como esse momento é difícil Deus!!)

No humilde de espírito, a força deu lugar à fraqueza e abriu espaço para que o poder de Deus se aperfeiçoasse, como o próprio apóstolo Paulo afirmou: “O poder se aperfeiçoa na fraqueza.” Os argumentos cessaram, as palavras sumiram, os recursos acabaram, os exercícios espirituais se mostraram limitados e o indivíduo se encontra sozinho, no deserto da existência humana, desnudo diante do seu Deus e, talvez, pela primeira vez na vida, reconhecendo as próprias limitações.

O coração pródigo, que um dia gastou todos os seus bens, palavras e sonhos em uma terra distante, e que agora se encontra fragilizado, rodeado de angústias, perplexo diante das tantas perguntas sem respostas e ansioso quanto ao dia de amanhã, sabe que não tem mais nada a oferecer a ninguém. Mas a boa notícia é que nesse momento de solidão, desespero, angustia e questionamento, podemos nos deparar com a maravilhosa graça de Deus, graça que pode nos fazer ir além, que nos ensina que para proseguirmos não se faz necessária a força do nosso braço, antes, o quebrantar de nossos corações diante Daquele ao qual nada fica oculto!

Para os que não sabem, Graça é favor, nunca retribuição; é imerecida, nunca conquistada; é estendida aos que perderam, nunca aos que se acham vencedores; é revelada aos fracos, mas permanece oculta àqueles que se acham fortes; é presente de Deus, jamais uma realização da força humana. Os fortes nunca a encontram, mas, segundo Jesus, os fracos são bem-aventurados, pois deles é o Reino dos Céus.

Diante disso, prossigamos, confiantes nessa graça que não compreendemos mas que entendemos o quanto dela necessitamos.


Que a força de Jesus nos preencha em nossa fraqueza.


Vanessa Ramos


4 comentários:

  1. Nessa, com toda certeza você é uma estrelinha linda e abençoada do Senhor.
    Que Deus te ilumine cada vez mais para você levar uma palavra de edificação aos que ainda não encontraram o caminho e através da sua vida venham achar a direção.
    Te amo em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Poxa maninha, que palavras!
    Que Deus continue sempre te usando para abençoar um povo que têm sede e espera as maravilhas de Deus!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus!!!!! Palavras abençoadas e dirigidas pelo Espirito Santo, Não quero menosprezar o seu conhecimento humano, mas ainda no tema da mensagem, sem inspiração e unção divina, dificilmente conseguiria redigir uma mensagem tão tocante e reflexiva, continue assim e será cada vez mais usada como instrumento de Deus!

    Deus é contigo!
    Bjos

    Rodrigo Vicente

    ResponderExcluir
  4. Olá!Paz e Graça!

    Gostei muito de seu modo de pensar a vida, o que é muito raro ver nas igrejas, pessoas que saibam resignificar os valores da vida e ao mesmo tempo canalisar com os valores do reino de Deus. Parabens pela concepção extraordinária.

    Naquele que enviou o seu filho como o maior exemplo de humanidade!

    Pr. Iran Sulyvan
    msn: conferencistairansulyvan@hotmail.com
    www.iransulyvan.blogspot.com

    ResponderExcluir