Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fora da caixa!

Às vezes, as práticas institucionalizadas da igreja me cansam. A falta de sinceridade e unção nos púlpitos me cansa. O culto feito para homens, para suprir a necessidade e vontade de homens, a vontade dos ministros, dos artistas do púlpito me cansam, me frustram, fazem minha alma gritar.

Então, penso: Eu quero amar meu Senhor fora da caixinha!!!


Fora da caixinha teórica (é muita letra e pouco Espírito, pouca vida). Fora da caixinha instituição. Fora da caixinha de achismos, quilômetros fora da caixinha legalista.

Se as pessoas instituíram o domingo para se arrepender eu quero começar esse processo na sexta e na segunda conseguir tirar meu extrato do banco e agradecer, sincera, por não ser escrava do dinheiro, por não tentar viver de aparências, por não querer ser o que definitivamente não sou, por não querer comprar o que o meu dinheiro não pode e por não ter “torrado” o meu dinheiro no que não é pão...

Ainda na quarta-feira acordarei com o frescor da misericórdia pulsando no céu da boca. E no sábado, na esquina da frustração, nos momentos de confusão vou dar meia volta, pular o meio fio e cair de joelhos na frente de um trono onde eu encontro bálsamo, abraço, direção e graça, em tempo oportuno… seja esse tempo outono, verão, segunda ou sábado.

Se todo mundo faz questão de se auto promover, e divulgar suas boas obras e feitos para receber a recompensa terrena da admiração e reconhecimento dos homens, eu quero fazer escondida, pra só Deus ver. Pra então só Ele me recompensar, do jeito dEle, quando Ele quiser. Porque bons amigos mantêm segredos.

Eu quero viver o amor  e a essência de Jesus fora da caixinha.

Se todos, ou pelo menos a maioria ainda encara os cultos na igreja como um ritual, ou pior que isso, como um encontro social, eu quero andar como quem sabe que o véu foi rasgado, que o caminho foi preparado e ir adorar a Deus com o meu melhor sorriso, minha mais pura sinceridade, celebrar a salvação, encher a boca do pão da Palavra e confessar de boca cheia e com o coração contrito que não tenho feito o suficiente para que meus irmãos não morram tanto de desnutrição... E a pior desnutrição é a falta de amor!

Hoje, quero ser melhor do que fui ontem, melhor para Deus e não melhor que meu irmão. Quero deixar o Espírito Santo me tornar sensível, que Ele abra meus olhos a ponto de me fazer enxergar a necessidade do meu próximo, e ajudá-lo ainda que ele não seja meu amigo íntimo.

Quando eu sentir vontade de chorar, além de deixar as lágrimas saírem sem culpa ou vergonha, também o farei com minhas palavras ou até com o meu silêncio, sabendo que o meu Deus me entende, porque em Jesus Ele não veio ser crente. Veio ser humano.

A inspiração do Espírito vai tocar os meus cabelos junto com o vento, na fila do supermercado, da farmácia, do açougue (porque não?). Eu vou pegar uma caneta na bolsa e, mesmo sem entender tudo, vou anotar as palavras até então desconexas, no meu “post it”. Junto com o troco vou sentir vontade de entregar pra atendente do caixa a minha anotação no papelzinho amarelo. Quando eu puxar o papel e ele se soltar da espiral, uma mágoa também vai se desprender de uma vez do coração da moça e naquela noite ela vai dormir sabendo que Jesus, criativo que só, ainda quer usar os tijolos pesados do seu passado, como degrau pra ela chegar mais rápido perto dEle. Afinal, não é isso que tão insistentemente cantamos em nossos cultos: “Usa-me, em qualquer hora e em qualquer lugar?”.

No fim do dia, vou respirar fundo debaixo do chuveiro e sorrir. Vou sentir cada bolha do meu pé cansado e dar uma gargalhada leve com inocência de criança. Serei grata pela vida, serei grata pela oportunidade de recomeçar. Vou deixar a água escorrer e ver a condenação indo pelo ralo e nos meus pulmões permitirei que a alegria entre. Aquela que começa a nascer devagarzinho e cresce como um tornado. Aquela que só acontece quando consideramos a suficiência de Cristo.

Eu escolho todos os dias amar a Deus fora da caixinha e caminho como quem acredita que Ele jamais, JAMAIS caberia ou se manifestaria de verdade dentro de caixas com dimensões programadas por alguém falível, pecador e pequeno como eu. Ele é grande demais, poderoso demais, gracioso demais para se enquadrar no que penso ou acho. Ele está além das minhas convicções e visão. Eu quero amar a Deus, como Ele verdadeiramente é!

“Deus purificará a nossa consciência de obras mortas, pra servirmos ao Deus vivo!” Hb 9:14b

8 comentários:

  1. Olá..ótimo post..
    passsando pra fazer uma visitinha ...bjks*-* !
    Fica com Deus!
    Tenha um ótimo Dia!
    Espero sua visita em meu blog ^^!

    ResponderExcluir
  2. Oi, "nessinha", ótima postagem! esta semana estive refletindo sobre o que as igrejas {em geral} anda fazendo de novo para cultuar a Deus, e não descobri nada. [ou seja, as igrejas estão com o mesmo ritual desde que fundaram, sem inovações, sem apresentar uma adoração a Deus que faça vibrar quem não estar participando, que envolva todos seus membros, que apresente algo novo para o Senhor, não movimento religioso, mas expressar a verdadeira adoração a Deus} como vc fala nesta postagem, "sair da caixinha".
    querida tenho várias postagens novas, estou sentindo sua falta por lá.
    Gd abraço {te Amo em Cristo}
    continue na maravilhosa paz do Senhor Jesus1

    ResponderExcluir
  3. Vanessa que Deus te abençoe! A sua postagem reproduz com exatidão o sentimento latente no coração de muitos cristãos que assim como nós estão cansados. Parabéns pelo texto as idéias estão muito claras e as palavras adequadamente alocadas. Vai nessa tua força porque o Senhor é contigo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo pensamento, irmã Nessa. Que Deus continue colocando essa disposição em sua vida, motivando outros através de seu blog. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito linda a sua reflexão...amei de verdade! O seu grito é mesmo que sai do meu coração. Que o Senhor abençoe muito sua vida! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. ...E não perguntemos: como mudar? Mas desejemos ser a mudança!

    ResponderExcluir
  7. Vanessa que o Senhor continue usando voce. Voce abordou um tema muito interessante, que nos faz refletir. Afinal igreja não é clube, a Biblia esta sendo trocada por música , coreografia etc. Não que eu seja contra o louvor e coreografia, mas a prioridade na igreja tem que ser a Biblia!! certa vez na igreja que pastoreio me passaram a palavra 15 minutos para acabar o culto. Preguei umaa hora e vinte minutos e deixei bem claro que a Biblia tem que ser prioridade,foi a primeira e ultima vez. Igreja é lugar de Adoração,como disse o pr. Aislan Bonina,: " e não perguntemos como mudar? Mas desejamos ser a mudança"!! forte abraço na Paz do Senhor, estou aguardando sua vizita: pastorrobertocardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Vanessa,

    Bela postagem.
    Parabéns!!!

    Abraço a Paz.

    ResponderExcluir