Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de março de 2011

“O propósito é que não sejamos mais como meninos, agitados de um lado para o outro”.

Tais palavras trazidas pelo apóstolo Paulo são reveladoras e necessitam de uma atenção especial de nossa parte. Ele afirma que não devemos ser como meninos, agitados de um lado para o outro. (Efésios 4.14). Não podemos permanecer crianças pelo resto de nossas vidas, nascer implica em crescer e se desenvolver. O não crescimento de um bebê, por exemplo, é no mínimo, sinal de enfermidade ou alguma anormalidade. Uma criança saudável tem como parte de seu ciclo vital o crescer e o se desenvolver e Paulo está falando isso aos cristãos. O “novo-nascimento” não é suficiente. Deus nos chama para crescer, para que nos tornemos maduros e cada vez mais parecidos com o mestre Jesus (Ef 4:13). Deus não nos salvou e nos livrou do pesado julgo do diabo para que fossemos crianças para sempre. Não faz parte dos planos do Senhor que sejamos bebês ou meninos espirituais durante toda a nossa peregrinação nessa terra.


Em contrapartida, o desejo do diabo é justamente o oposto, ele tem como objetivo a nossa estagnação espiritual. Se não consegue nos aprisionar em suas trevas, tenta nos aprisionar na infância espiritual, e tal infância nos faz andar o tempo todo como pessoas adormecidas na luz, que não fazem a menor diferença em meio as densas trevas desse mundo. Se ele não consegue impedir-nos de encontrar com Deus, ele tentará impedir-nos de crescer em Deus. Se não consegue abortar o “novo nascimento”, tentará então impedir nosso crescimento. Certamente, usará todas as ferramentas, trabalhará incessantemente, enviará todos os seus ventos e sugestões para que permaneçamos simplesmente meninos espirituais, gente que não cresce, pessoas doentes na alma e no espírito, velhos no corpo e na mente, porém, meninos na fé.


Os meninos são facilmente manipulados, deixam-se ser levados de um lado para o outro, basta uma ondinha mais forte, um vento mais impetuoso, um argumento aparentemente mais convincente, um presente embrulhado em um papel mais bonito, uma recompensa mais imediata, palavras mais coloridas, para serem levados conforme o vento. Os meninos não se levam a si mesmos, mas são levados de um lado para o outro, são carregados por todos os que tiverem a simples intenção de carregá-los. Pela fragilidade da sua condição, eles precisam sempre de cuidados especiais para não serem levados de um lado para o outro, de uma enfermidade à outra enfermidade, de uma escravidão para outra escravidão. Tem até uma música secular que as pessoas insistem em cantar: “deixa a vida me levar”; essa frase é típica daqueles que vivem sendo agitados, arremessados por todo e qualquer vento.


Uma criança é atraída facilmente por tudo o que parece ser bonito, é atraída rapidamente para que suas realizações e desejos sejam supridos de forma imediata. Por isso, não é uma tarefa difícil fazer com que os meninos troquem os tesouros de amanhã pelas bijuterias do presente, as promessas do Senhor pelas promessas do diabo, a Palavra de Deus pelas eloqüentes palavras de homens, a cidadania eterna nos céus pelos prazeres transitórios do pecado.


Diante dos nossos irmãos que residiam em Éfeso, Paulo faz um apelo em prol do crescimento dos cristãos!! Não basta ter acontecido o novo nascimento, tem que haver crescimento de forma contínua. Jesus não morreu só para nos salvar da morte eterna, mas também, para nos livrar de uma infância perene. O Senhor Jesus nos concedeu dons e talentos, para que cresçamos e cheguemos “à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4:13). Não nascemos para não crescer! Pelo contrário, nós nascemos para nos tornarmos adultos!


Queridos irmãos e leitores, nós precisamos voltar a crescer, não podemos mais estar estagnados. Ao que parece, por algum tempo, alguns irmãos tem se acostumado e se contentado em ser como Peter Pan, o eterno menino que não pode crescer. De fato, Jesus nos chamou para crescermos Nele, a nossa conversão e o novo nascimento não são o fim, mas apenas o início de nossa salvação e caminhada cristã. O crescimento é necessário para que nos tornemos mais parecidos com Cristo, Ele é o nosso padrão de crescimento, sempre! Para sabermos o quanto já crescemos e amadurecemos, basta observarmos o quanto parecemos com Jesus.


Não nos basta mais dizermos que amamos Jesus, é preciso amar com o amor Dele, perdoar da mesma forma que Ele perdoou, relacionar-mos com o Pai como ele se relacionou, entregarmos nossas vidas em favor do outro como ele entregou, servirmos às pessoas como Ele serviu, desapegarmo-nos desse mundo como ele desapegou (afinal, tudo é escória, tudo ficará aqui mesmo), e por fim, andarmos nessa terra como Ele andou.


Se você tem andado como menino, se o crescimento natural e esperado para a sua vida não tem acontecido, saiba, enraizado em Jesus verdadeiramente, é possível crescer. Não importa quantos anos você tem, não importa quantos anos você está na igreja, não importa o seu cargo, não importa sua condição financeira, não importa a quanto tempo você iniciou seu “novo nascimento”, o que importa é que Jesus tem para você um novo crescimento a cada manhã.


Não nascemos para sermos agitados de um lado para o outro, nascemos para crescer, nos alimentando do Pão da Palavra, bebendo da água da vida, firmados na rocha que é mais alta do que todos nós!


Deus te abençoe e te faça crescer Nele e com Ele.


Um abraço e até a próxima

2 comentários: