Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de maio de 2015

AMIGO...Tesouro precioso!

Fala pessoal, tudo certinho por aí?
Hoje quero papear um pouco sobre amizade. Faz algum tempo que venho pensando na benção que essa palavra pode significar e no bem enorme que grandes e verdadeiros amigos fazem à nossa vida! “Que haverá de mais doce do que poder falar a alguém como falarias a ti mesmo?” Cicero – filósofo romano.
Como seres humanos, desde que nascemos precisamos da presença de outras pessoas para nos desenvolvermos e sermos felizes. Estudos já comprovaram que crianças privadas de afeto têm atrofias cerebrais, afinal, já é sabido, o cérebro hoje é entendido como resultado de nossas relações e não mais como a gênese de nossos impulsos e comportamentos. Quem coordena nossas sinapses, e nossas conexões neurais são nossas experiências humanas ao lado dos nossos pares. Tais experiências são adquiridas a princípio ao lado de nossos pais e parentes próximos e depois, ao lado dos amores que escolhemos viver! Sim… amigos são amores! E assim, vamos preenchendo nossa vida de significados!
Apenas chamamos de AMIGO alguém a quem amamos e sentimo-nos amados, gratuitamente. Na amizade, não cabem utilitarismos, hierarquia ou qualquer uso de poder, já que a relação que se estabelece é de igualdade. Amizade é ninho, mas tem também asas. Para os amigos do peito, podemos contar os segredos do nosso coração. São as pessoas que queremos por perto nas melhores e piores horas de nossas vidas... Amigos assim são mais chegados que um irmão!  Eles se tornam testemunhas da nossa existência e nos dão um senso de segurança que nos permite ter a certeza de que sofreremos de saudade, mas não de solidão.
A bíblia nos traz um relato de uma amizade assim, Davi e Jonatas, dois jovens que decidiram ser amigos, decidiram ser irmãos independentemente dos conflitos existentes entre suas famílias... Eles nos ensinam sobre lealdade, eles nos fazem refletir sobre o verdadeiro sentido e valor de uma amizade... Amizade é abrigo, é consolo, é guardar a “capa” (segredos, temores, confissões, sonhos...) um do outro.
Eu sou privilegiada porque tenho alguns amigos. Alguns eu carrego há longos anos, outros já choraram comigo. Tem aqueles que me fizeram gargalhar até a barriga doer, para alguns o Senhor me apresentou... Outros bateram na porta do meu coração nos momentos mais improváveis e disseram: Ei menina, posso ser sua amiga? Fazendo a alma sorrir de surpresa, de constrangimento, de gratidão! Não importa como surgiram, não importa há quanto tempo estão na minha vida, o que de fato importa é que amigos são presentes e alguns vem com “cheirinho de céu”, parecem ter as digitais do Papai!!
Parte dos meus amigos eu passo um tempo grande sem ver, mas quando vejo, ah, o ninho continua lá e a cumplicidade permanece intacta. Alguns eu amo de longe, outros amo de perto e para bem poucos eu dou conhecer o meu coração (mesmo que nem sempre eles se deem conta disso). O fato é que é muito mais feliz quem tem amigos. É muito mais feliz quem tem um abraço acolhedor para se refugiar em dias cinza. A dádiva da amizade é saber que alguém escolheu estar ao teu lado e caminhar contigo mesmo conhecendo seus piores defeitos...! Ser amigo envolve coragem, muita coragem!!
Já parou pra pensar que ter amigo é uma dádiva? Ser amigo, então, é privilégio!!
Quer provar a verdade de uma amizade? Veja se ela resiste à franqueza. Sim! Em algum momento, será preciso censurar, corrigir ou instruir com benevolência. Em contrapartida, o outro coração deve estar paciente e humilde para não deixar-se tomar pelo orgulho e ressentimento.  A bajulação não nos permite ser verdadeiros com os outros. E quando um se põe a dizer a verdade e o outro ouve com mentira, e vice versa, não há amizade, há perigo, há falsos amigos...
Mas com estes também precisamos conviver! Uma vez que os verdadeiros criam bases sólidas e colocam o nosso ego e nossa alma numa vivência de calor e aconchego, os falsos amigos tomam a nossa inocência e despertam a nossa capacidade de resiliência, qualidade também necessária  à nossa sobrevivência.
A vida é assim… Toda experiência que temos serve para exercitar tanto o biológico, quanto o psíquico. É desta forma que incrementamos nossos sistemas de recursos emocionais, que nos capacitam a cada dia para lidar com nossas questões humanas. À medida que somamos vivências, o nosso ego ganha capacidade organizadora e cria em nós um senso de continuidade, que nos permite ir adiante.
Ah… “mas quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro.” E ainda que tenhamos que conviver com inúmeros falsos amigos, gostoso mesmo é preencher a vida de gente boa, de amigos de verdade!
Pare um pouco agora. Lembre-se de seus amigos, lembre-se dos de longe, dos de perto, lembre-se dos mais chegados. Escreva um bilhete, mande uma mensagem, envie uma carta... Expresse seu amor a ele, faça-o saber o quanto ele de fato importa para você! Envie um áudio no whatsApp simplesmente para dizer: Amigo, eu te amo!
Está chateado com algum deles? Peça perdão. Perdoe. Chore junto... Mas não deixe seu amigo ir embora, porque tesouros nós guardamos com muito carinho em um lugar escondido, protegido, seguro.
Está precisando de amigos? Jesus é seu amigo! Ele é amigo dos sem amigos, é Ele que nos ensina sobre a graça existente em uma amizade. Ouse bater na porta de alguém e dizer... Ei, posso ser seu amigo? Não tem como não aceitar um convite como esse, vai por mim, eu sei do que estou falando... =D
Faça novos amigos... Ame! A vida é muito mais leve ao lado de amigos verdadeiros, que se afiam, hora ou outra se “ferem”, se alinham, mas permanecem juntos porque quem é amigo de verdade, é amigo até o fim!!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Uaauuu.. Aue coisa mais, mais linda....
    Eu de fato tenho a especialidade de despertar a capacidade de resiliencia nas pessoas.. Hunf... Mas... Sei bem como é o lance de ter um abraço acolhedor.. Ter alguemmpra entregar a capa, assim como a espada, a armadura, o arco o cajado rsrsss.... É.. Amizade é um tesouro, amizade não parece,mmas no fundo, é algo tao raro.... E que bom, que bom que existem pessoas que abrem as portas aos convites de amizade, rsss.... Que bomm que existem pessoas dispostas a caminharem a segunda milha, a oferecerem ninho, conforto, refúgio.... Os verdsdeiros amigos sabem.. Ahhhh, eles sabem que as tempestades não servem pra assustar e sim para fortalecer as raízes e também levar alguns galhos e folhas velhas, rsss.. Uma poda natural... Rss..... Eu te amo muito...... Obrigada por escolher ser minha AMIGA mesmo com tantas burradas, mesmo com TOODOSSS os meus defeitos, mesmo com minhas meninices e implicancias.. Eu efetivamente amo você...

    ResponderExcluir
  2. Pq meus comentários sempre somem e eu tenho que escrever duas vezes? rsss

    Ahh eu li de novo e de novo..
    Me identificando em várias partes, rsss..
    Te amooo, amiga! Que bom é ter vc na minha vida, sabia? Que bom ser sua amiga....
    Que bom....Que bom...

    ResponderExcluir