Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A mulher que enfrentou a si mesma!!!


Você já teve aquela sensação de que alguma coisa precisa ser mudada na sua vida?

Acredito que isso já aconteceu com todo mundo, e na vida de muitos ainda está acontecendo. Quando alguma coisa não vai bem, quando há uma insatisfação, quando algo precisa ser mudado, precisamos de coragem para enfrentar a nós mesmos.

Lucas 7 relata a história de uma mulher que tomou uma posição frente a ela mesma. Ela desistiu da sua vida de fracasso, tomou uma atitude, enfrentou a si mesma e alcançou uma vida transformada. O verso 39 diz que ela era prostituta e a sua condição de vida a levou enfrentar três tipos de rejeição. Vejamos:

A primeira fonte de rejeição era a sociedade – que se utiliza da prostituição, mas condena a prática e marginaliza os que vivem dela. Algumas pessoas dizem que a prostituição é um mal necessário, todavia, ninguém quer ter uma filha prostituta. Isso expõe a hipocrisia da sociedade que condena o pecado, mas não abre mão dele.

A segunda fonte de rejeição era a religião. No caso dessa mulher, os religiosos se mostram sem misericórdia alguma. O posicionamento do fariseu é inflexível, ele condena Jesus por ter se deixado tocar por aquela mulher. É uma atitude que rejeita e que não acolhe o pecador para libertá-lo. Nesse sentido, penso que os fariseus esqueceram (e continuam esquecendo) que “se tem carne e osso”, não é nosso inimigo, antes, o que está por trás das atitudes dessa pessoa.

A terceira fonte de rejeição é a própria mulher. Talvez essa seja a pior de todas. Essa é a auto-rejeição, pois a pessoa apesar de não concordar com o que faz, não vê outra possibilidade. É nessa hora que mergulhamos no fatalismo, e passamos a achar que não haverá alternativa que possa mudar a nossa vida. Paulo diz que é feliz aquele que não se condena naquilo que faz (Rm 14:22). Em contrapartida, quando condenamos a nós mesmos, seremos infelizes.  

Diante de todos esses conflitos, em meio a tantos temores e olhares que a acompanhavam, aquela pecadora toma uma decisão e vai atrás de Jesus, a fim de enfrentar a si mesma. Tal confronto é tão difícil, por vezes, preferimos manter oculto o que preenche os cantos mais escuros do nosso coração, é mais cômodo. Mas graças a Deus que a Palavra dEle é a luz que ilumina nossos caminhos, é lâmpada para nossos pés a anunciar que caminhos mais altos Deus tem para nós!

O versículo 38 diz que aquela mulher regou os pés de Jesus com as suas lágrimas. Ela foi tomada por um quebrantamento tremendo, e a Bíblia ensina que aqueles que se quebrantam atraem a presença do Senhor. Davi, no Salmo 34:18, diz que “perto está o Senhor do quebrantado de coração”. O endurecimento da alma faz com que Deus se afaste, porém, coração quebrantado e contrito, Deus não despreza (Sl 51:17). 

Quando nos quebrantamos é porque a convicção de pecado ministrada pelo Espírito Santo tomou conta do nosso ser. Sabemos que alguma coisa precisa ser mudada, e o Espírito passa a nos convencer. Portanto, quando você estiver insatisfeito com a situação que você está vivendo, a primeira coisa que você precisa é se quebrantar na presença do Senhor. O quebrantamento nos liberta do endurecimento do pecado e atrai a Glória de Deus. 

Outro aspecto a ser considerado foi a fé demonstrada por essa mulher. A primeira vista, quando olhamos para esse texto, não vemos sua fé. Entretanto, no versículo 50, ao se despedir dela, Jesus diz: “A tua fé te salvou; vai-te em paz”. Jesus está ensinando que a fé nos leva a agir. Ele está dizendo que tudo o que foi feito por aquela mulher, foi resultado da sua fé. Ela acreditou que a sua vida poderia ser mudada se fosse até o Senhor e se quebrantasse diante dele. Ela agiu e foi salva. Muitas vezes somos passivos demais para tomarmos atitudes. Em outros casos, somos intempestivos demais, e agimos precipitadamente. Deus não quer nem a nossa passividade, nem que sejamos precipitados. Ele quer que ajamos segundo aquilo que Ele está propondo para nós. Não tenha medo, se Deus tem levado você a se quebrantar diante de uma situação, por fé, tome uma atitude e seja transformado pela Glória dEle.

Outro ponto relevante é que nos tempos de Jesus, quando uma pessoa chegava numa casa, o anfitrião lhe oferecia três coisas: ósculo (um beijo na face), água para lavar os pés da poeira das ruas, e óleo para a cabeça. Nos versículos 44, 45 e 46, Jesus diz que a mulher regou os seus pés com lágrimas enquanto o fariseu não havia oferecido água para que os seus pés fossem lavados. Jesus também diz que o fariseu não havia lhe beijado, mas a mulher não cessou de beijar-lhe os pés. Jesus também diz que o fariseu não ungiu a sua cabeça, mas a mulher, com bálsamo, ungiu os seus pés. Resumindo, o Mestre está dizendo que as obras daquela mulher estavam atestando a sua fé e quebrantamento. O que aprendemos nesse ponto é que quebrantamento e fé produzirão um terceiro elemento que são as obras.

Quando enfrentamos a nós mesmos, com quebrantamento e fé, isso produzirá frutos em nossa vida. O arrependimento é genuíno quando produz mudanças em nós. Quando verdadeiramente formos quebrantados na presença de Deus, veremos a nossa vida transformada por obras exteriores que atestarão o que foi feito no nosso interior.

Derrame-se diante do Senhor enquanto resta tempo!

Um abraço

Nele, que nos transforma a cada dia

Vanessa

3 comentários:

  1. ...realmente é interessante a questão da fé. a princípio não percebemos mesmo a fé desta mulher, mas Jesus conhecia ( e nos conhece hoje ), através DOS ATOS, identificando assim a FÉ da homem.

    Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  2. Somos desafiados a nos esvaziarmos de nós mesmos e permitir que o Espírito Santo nos encha com poder.Então, Resplandecerá a Luz de Cristo em nós, e assim, poderemos ser chamados discípulos de Jesus.Ser sal e luz do mundo, é refletir Cristo em nosso estilo de vida.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Nessa pelo seu excelente trabalho de reflexão teológica.Prossiga.Abraços.

    ResponderExcluir