Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de maio de 2015

O "alvo" da adoração!

Olá pessoal, a paz!!
Tudo certo por aí? Hoje quero falar sobre ADORAÇÃO, vamos juntos pensar um pouco sobre isso? Vejamos um relato contido lá no livro de João..
“Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.” “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” João 4:19-21, 23.
Observando esse contexto, penso que assim como os Samaritanos e os Judeus nos dias de Jesus, às vezes ainda associamos a adoração a ocasiões, lugares e a pessoas. Focos idólatras que centralizam o homem.
Jesus ensina que o foco da verdadeira adoração precisa ser o relacionamento íntimo com o Deus que é Pai através de Jesus. A adoração é fundamentada no conhecimento dele. Quanto mais o Espírito Santo nos revela o caráter e a grandeza de Deus, mais nos rendemos, mais submetemos a ele nossa vontade e o nosso amor. A adoração parte do conhecimento de Deus.
Filipenses 2:9 diz que porque Jesus se humilhou até a morte “Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome”. Ele é digno de adoração e de honra. Ele tem todo poder no céu e na terra!
Se Jesus, expressão exata de Deus Pai, soberano sobre todas as coisas, dono de toda glória e beleza, não for o centro da nossa adoração, certamente será apenas um adorno que usamos para a adoração de nós mesmos. Já parou para pensar o quão sério isso pode ser? Adoração onde Jesus não é centralizado não passa de um “amuleto supersticioso”, usado de forma indevida, como a Arca da aliança foi em outros tempos... Querendo santificar a dureza, egoísmo e falta de foco de nossos corações. Jesus não é um amuleto ou figurante na adoração (pelo menos não deveria ser), Ele é o motivo, o único motivo que a deveria fazer existir.
 Se nossa adoração se baseia apenas em momentos de ajuntamento, plataformas ou em ”quem está ministrando”, devemos questionar nosso foco. Já reparou o quanto as canções que cantamos nos momentos de culto nos colocam como sujeitos principais? É como se tudo girasse à nossa volta, incluindo Deus. Falamos tanto de nós mesmos, dos nossos sonhos, das nossas dores, das nossas necessidades. Vamos à igreja como um consumidor vai a uma loja e escolhe o que mais lhe agrada (a porta larga continua sendo tentadora e cômoda). Tratamos Deus como se ele fosse um objeto secundário, alguém que existe apenas para atender as nossas necessidades. Não me entenda mal. As canções que falam de necessidades e de sentimentos humanos têm o seu lugar. A Bíblia nos orienta a não andarmos ansiosos, mas a apresentarmos diante de Deus as nossas necessidades (Filipenses 4:6).
Creio que precisamos focar um pouco mais em quem Jesus é, na sua glória, na sua majestade, na sua simplicidade, enfim, há tanto o que falar sobre ele.  A Bíblia inteira nos mostra Jesus, como ele veio na primeira vez e como ele virá para banir toda maldade e reinar sobre a terra. Tudo gira em torno dele! Dele por ele e para ele são todas as coisas! A obra e natureza de Jesus são inesgotáveis, Ele é desde o princípio e isso merece sim ser declarado em forma de canção, adoração, rendição. Quando cantamos sobre ele, quando cantamos sua palavra, recebemos mais de quem ele é e nossas feridas são curadas. Quanto mais nos centramos em Jesus, mais tomamos consciência de que somos filhos de Deus, e de que ele já fez por nós o melhor, ele já nos deu tudo de si e é fiel para nos suprir em tudo o que necessitamos. Quanto mais fixamos nossos olhos em Jesus mais percebemos o quanto ele e o Pai nos amam de todo o seu coração. Por isso Deus quer que o amemos da mesma forma.
Que HOJE o Espírito Santo nos revele a beleza de Cristo Jesus e a grandeza do amor de Deus Pai. Que ele seja o centro da adoração. A Jesus toda glória!
É tempo de reajustar o foco!
Até a próxima

Vanessa

Um comentário:

  1. Muito bom, Van!
    Que possamos todos os dias avaliar onde está o nosso foco :)

    Beijo,
    Ade

    ResponderExcluir